agosto 08, 2020

Como ficar em forma depois da gravidez

Sempre fui gordinha desde pequena. Não me lembro,  de ver uma fotografia minha, que não fosse uma “bolinha”. Cheguei a ter vergonha de ir para a escola, por essa razão. Senti na pele, o que é ser posta de lado, por ter uns kg a mais. Essa altura mexeu muito comigo, e desde então a minha auto-estima baixou.

Em certa altura, não me  conseguia ver ao espelho. Até que depois decidi mudar um pouco isso e entrei em aulas de dança. Tinha cerca de 15 anos. Junto às aulas de dança, reduzi muito a minha alimentação. Cheguei ao ponto de não conseguir comer nada, e quando forçava,  acabava por deitar fora. Aqui cheguei ao peso mais baixo que alguma vez tive, 54 kg.


Após este emagrecimento, quando entrei para a universidade, voltei ao que era inicialmente. Acabei a minha  licenciatura com 72kg. Tentei na altura perder algum peso, mas perdi cerca de 2kg e engravidei logo de seguida. 


 »» Lê neste artigo toda a história da minha gravidez««



No início da gravidez como enjoava muito, cheguei a perder dois kg. Isto no primeiro trimestre. A partir do segundo trimestre, aí comecei a engordar até chegar aos 23kg a mais no final


Quais consequências no ganho excessivo de peso na Gravidez?


No meu caso foram várias as consequências, que passo a enunciar: 


1 - Ganho de estrias - Apesar de beber muita água, como aumentei muito o meu peso, consequentemente ganhei estrias. Fiquei afetada na barriga, peito, coxas, rabo e também braços. Ou seja, praticamente no corpo todo. Sim hidratava a pele com óleos emolientes de manhã e á noite, mas mesmo assim, não adiantou. 


2 - Retenção de líquidos - Fiquei com muita retenção de líquidos nas coxas. Antes da gravidez, não sabia o que era ter umas pernas inchadas. Hoje, mesmo passados 3 anos, infelizmente, ao final do dia já sinto as minhas pernas inchadas. 


3 - Flacidez - De todos, o meu maior problema. Eu sempre fui gordinha, mas a minha barriga era uma barriga lisa. Depois da gravidez, fiquei com uma barriga extremamente flácida. Ainda hoje me custa ver a minha barriga ao espelho. E por este motivo, ainda não tenho coragem de vestir um biquíni na praia.  


Com estas consequências, não vos quero assustar, mas sim alertar a não cometer os erros que eu cometi!  Falem com um nutricionista e tenha um acompanhamento que vos proporcione uma alimentação saudável. No final dos 9 meses, não se vão arrepender do esforço que fizeram. 



Mas então e agora, como ficar em forma depois da gravidez?


Então, podem ler no artigo, onde falo do meu pós parto, que no primeiro mês de pós-parto, perdi logo 11 kg. Ou seja, ficaram ainda 12kg a mais que o que tinha antes de engravidar.  Mas, não podemos esquecer que antes de engravidar, também tinha 12 kg a mais, perfaz assim um total de 24 kg a perder. Sim, 24kg! 24 kg a mais que tenho que me focar para os perder. Não apenas por questões estéticas, mas principalmente por questões de saúde. 


É aqui que entra o acompanhamento personalizado da personal trainer Liliana Namora





Quem é a Liliana?


A Liliana tem 30 anos,  é formada em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Lisboa. É casada e mãe de um menino lindo. Neste momento está emigrada na Suíça. Ela sempre trabalhou na área do Fitness, em Portugal, numa cadeia de ginásios só para senhoras e atualmente numa cadeia de ginásios, onde dá aulas de grupo e coaching.

Em Maio, criou o seu mais recente projeto de ACOMPANHAMENTO ONLINE e desde então tem tido resultados fantásticos. 

A missão da Liliana, é ajudar pessoas a terem hábitos mais saudáveis, e isso vai fazer sempre!


Que tipo de acompanhamento faz a Liliana?


A Liliana faz semanalmente uma sessão de 45 minutos de treino connosco. Esta sessão é online através de video chamada.  É um acompanhamento personalizado e individualizado, sendo cada sessão pensada nos nossos objetivos. Temos ainda acesso a um vídeo extra com exercícios para podermos fazer o resto da semana. Para além deste acompanhamento de treino, a Liliana faz ainda  acompanhamento para esclarecimento de dúvidas e qualquer tipo de questão. 




Que custo tem, ser acompanhada pela Liliana?


Tal como abordado no ponto acima, o acompanhamento que a Liliana faz é personalizado e individualizado, sendo cada sessão pensada nos nossos objetivos. Assim, tudo depende do que pretendemos. O ideal, é antes de avançar, falar com a Liliana e perceber o que é melhor para vocês, assim como ela viu o que era melhor para mim. Depois disso ela dá o seu orçamento. Podem então ver se está dentro ou fora do v/ orçamento. Tudo é conversado e ajustado. 


Como podemos contactar a Liliana?


Podem contactar a Liliana através do perfil de Instagram, através da página de facebook, ou até mesmo por e-mail, para liliana.namora@gmail.com.  



Eu decidi fazer um treino semanal com a Liliana, e para além deste faço mais dois treinos semanais, repetindo os vídeos que ela me envia. Uma coisa vos posso dizer, na hora de fazer os exercícios não custa assim tanto, mas dois dias depois, garanto-vos que me dói tudo. 


Não tem que investir em máquinas, nem em qualquer tipo de material. Todos os exercícios são feitos com o peso do nosso corpo. Só depende de nós e da nossa força de vontade!


Gostaste deste artigo? Partilha-o com amigos e familiares :)