julho 19, 2020

9 conquistas em 9 anos de namoro


Pensei algumas vezes se escreveria este artigo ou não. Mas depois cheguei à conclusão, que nove anos de relação merecem uma comemoração especial. Na realidade nós somos aquele tipo de casal que todos os dias comemora, não esperamos por alguma data especial, para fazer um jantar especial. Mas 9 anos juntos, são 9 anos!


Para comemorar este aniversário de namoro, decidi então partilhar 9 grandes  conquistas que atingimos juntos, onde sempre nos apoiamos um ao outro. Conquistas individuais e em conjunto, somos a força um do outro, não julgamos nem temos nada a provar ao outro. Aspetos que consideramos importantes manter, para que a nossa relação continue assim.


9 conquistas em 9 anos de namoro
Foto by Filipe Sousa Photography 

Mas afinal, quais as nossas  9  conquistas nestes últimos 9 anos de namoro? 


1 - Temos um filho


Ora, não é novidade para ninguém que temos um filho. Aliás, essa é a razão pelo qual este projeto nasceu. Quando engravidei já namorávamos há 5 anos. Na altura não nos sentíamos preparados, mas depois tudo correu bem.  Hoje, o Valentim é a nossa maior força, o nosso maior orgulho. Todos os dias olhamos para ele e orgulhamos-nos no filho que temos. Bonito, inteligente, atencioso, energético e teimoso ( não tem só qualidades). 


»» Lê neste artigo toda a história sobre a minha gravidez ««



2 - Temos a nossa casa


Esta é daquelas conquistas que achamos muito longínquas, mas que quando conseguimos, o sabor é tão bom! No artigo “ Compramos uma casa” conto-vos como foi todo o processo. Ainda hoje, quando entro em casa, sinto uma alegria tão grande por entrar na MINHA CASA. Saber que podemos receber quem quisermos, sair e entrar sem ter que dar satisfações a ninguém, decorar como gostamos. É sem dúvida do melhor que pode acontecer a um casal. Acabamos por crescer e ganhar responsabilidade juntos. Ter uma palavra um do outro para qualquer decisão, mas sem dúvida que me estou a sair muito bem na vertente de “dona de casa”  e o André também, afinal ele ajuda-me bastante, seja no que for.  Vê neste artigo tudo o que precisas saber sobre o crédito habitação.


3 - Temos o nosso carro


Este não é o carro com que sonhamos ou adoramos. Foi comprado sob pressão, após o André ter um acidente de viação e termos ficado sem carro. Este era fundamental, pois tanto eu como o André não tínhamos opção, senão ir de carro trabalhar.  Compramos um carro já com 11 anos, mas que dá perfeitamente para tudo o que precisamos. É uma carrinha familiar com uma mala grande ( para levar o carrinho do Valentim, este fator era importante). Não dá problemas e é nossa. Isto para dizer que pode não ser o que sonhamos, mas o importante é encontrar uma solução juntos.


4 -  Maturidade


Sim, isso mesmo. Ganhamos maturidade juntos. Quando começamos a namorar, eu tinha 18 anos, o André ainda tinha 16. Éramos ainda uns adolescentes ( embora eu já fosse maior de idade não deixava de estar ainda no final da adolescência). Acabamos por crescer juntos durante estes últimos anos, o que nos fez ganhar maturidade e responsabilidade conjunta. Pode parecer algo insignificante, mas para nó0s significa que crescemos e evoluímos juntos, e isso é sem dúvida uma conquista em conjunto!


5 - A minha Licenciatura


Esta é uma conquista individual, mas que foi vivida em conjunto. Eu sempre tive o sonho de me licenciar. Andar na universidade, viver toda uma vida académica. Quando fiz o 12º ano, fui trabalhar. Terminei o curso do secundário em finais de janeiro e comecei logo a trabalhar numa fábrica no dia 1 de Fevereiro. Entretanto inscrevi-me nos exames nacionais, mas não consegui submeter a minha candidatura à universidade por uma diferença de 4 décimas. No ano seguinte, sem eu saber, o André tornou a inscrever-me nos exames, insistiu comigo e eu lá fui. Sabem que mais? Passei e passado um mês estava a inscrever-me no IPCA. Mesmo sendo trabalhadora estudante, nunca deixei pendente uma unidade curricular. Ao fim de 3 anos ele foi quem me abençoou na queima das fitas após a missa de finalistas. Não podia ser outra pessoa!


6 - A Licenciatura do André


O André foi aquele típico estudante, que acabou o 12º ano sem fazer ideia do que queria seguir. Uma pessoa que não consegue ver sangue, inscreveu-se para enfermagem, agora pensem! Em conversa com ele, a ver o que poderia ser interessante para ele, apareceu Optometria. Mas era na Covilhã, a 300 km de casa. Ele entrou e lá foi ele para longe. Esta distância, veio reforçar ainda mais a nossa relação. Pôs à prova a nossa confiança um no outro. Foi efetivamente um teste. Mas sabem que mais? Passamos com 20 valores! Fui várias vezes à Covilhã a latadas e a Queimas das Fitas. Conheci os amigos dele, que durante 3 anos e meio foram a família dele lá,  que hoje são meus amigos. Portanto, quem diz que relações à distância não funcionam, aqui está a prova que afinal depende muito de nós!


7 - Emprego estável


Cada vez mais é difícil ter um emprego estável. Felizmente, tanto eu como o André já o conseguimos. O André trabalha na área em que se licenciou, numa das maiores, senão a maior ótica smart cost do país. Gosta do que faz, da equipa de trabalho e sente-se realizado profissionalmente.  Eu, estou empregada numa grande empresa na minha área de residência, sendo responsável pelo departamento de compras. Um cargo com grande responsabilidade, que mesmo não sendo a minha área de formação, me faz sentir realizada profissionalmente. Para além do meu emprego tenho o projeto do Valentina Blog, que me enche o coração, em que tenho cem por cento de apoio do André. Sem o apoio dele, eu não estaria aqui a escrever. 



8 - Batizamos o Valentim


Quem já leu o primeiro post sobre o batizado do Valentim, sabe que a nossa ideia inicial, seria fazer casamento e batizado. Contudo, pensando melhor, achamos que cada um devia ter o seu momento. Assim, o Valentim teve o dele! Foi um dia que nunca nos iremos esquecer. Estavam todos ali por nós, mas essencialmente por ele. Foi um grande investimento que fizemos neste dia, mas que nos trouxe um retorno de felicidade ,muito grande. Se esse dia fosse hoje, voltava a fazer tudo da mesma forma. Foi tudo tão bem conseguido, que nos dá um orgulho enorme quando olhamos para trás e recordamos este dia. 



9 Conquistas em 9 anos de namoro
Foto by Filipe Sousa Photography 

»»Descubra como organizar um batizado sem gastar muito dinheiro ««



9 - Estabilidade Financeira


Por último, mas não menos importante. Após uma gravidez surpresa, compra de uma casa, preparar um batizado, hoje podemos orgulhar-nos de ter uma vida financeiramente estável. Conseguimos colmatar o nosso dia-a-dia e ir fazendo pequenas melhorias na nossa casa. Uma coisa que aprendemos, é que tudo tem o seu tempo. Não adianta querer fazer tudo de uma vez, se não temos disponibilidade financeira para tal. Temos que saber ter calma e perceber que aos poucos vamos conseguindo atingir os objetivos a que nos propomos. Não sabemos o dia de amanhã, nem o que vamos precisar. Assim, é preciso precaver para os dias menos bons. 


9 conquistas em 9 anos de namoro
Foto by Filipe Sousa Photography 

Estas foram as nossas 9 conquistas em 9 anos de namoro. Não somos o melhor casal do mundo. Cada um tem o seu feitio, e estaria a mentir se dissesse que nunca nos chateamos. Mas nunca dormimos chateados um com o outro. Entender o que deu a origem à discussão, e assumir  que erramos são princípios que mantêm viva uma relação. Ninguém é perfeito e temos que aceitar a nossa cara metade com qualidades e defeitos. Só assim conseguimos que uma relação dure. Ah, e não se esqueçam de manter a chama acesa, não cair na rotina, todos os dias fazer pequenas coisas para que se sintam bem um com o outro.


Gostaram deste artigo? Partilhem com familiares e amigos :)



Não percas estes post's