julho 14, 2020

Como fazer um batizado sem gastar muito dinheiro





Depois de o Valentim nascer, quando me perguntavam quando ia batizar o menino, eu disse sempre que iria fazer casamento e batizado ao mesmo tempo. No entanto, após pensarmos bem, decidimos que queríamos separar as coisas, e que cada um tinha direito ao seu momento. Foi então que decidimos e marcamos a data do batizado do Valentim. 

Organizar este dia foi um desafio para nós! A nossa história não é "comum", então este dia também não poderia ser.  Quisemos fazer um batizado completamente diferente do habitual, mas sem gastar muito dinheiro. Por isso, a escolha dos profissionais que nos iriam ajudar neste dia foi feita com base na relação qualidade/preço dos mesmos. 

Deixo-vos aqui algumas ideias de como fazer um batizado sem gastar muito dinheiro!

A ideia

Quem me segue nas redes sociais, já viu que o batizado do Valentim foi em 2019, no dia 2 de junho. Escolhemos esta data, aproveitando o facto de ele ter feito 2 anos no dia 31, e por apanhar, de certa forma, o fim de semana do Dia da Criança. Achamos ser a forma ideal para comemorar o 2º aniversário dele, e foi!


A Igreja do batizado

Na altura do batizado, ainda morávamos na freguesia de Midões- Barcelos. Eu nasci lá, e o André veio para lá morar com 10 anos. Para além destes, eu sou guitarrista no coro infanto-juvenil da paróquia. Não podia ser outra igreja senão essa. Uma igreja pequena, mas linda! E claro, com o nosso grupo coral a fazer a animação da cerimónia. Optámos também por não fazer uma cerimónia normal de batizado, mas sim uma missa. 

Durante a celebração, colocámos crianças a ler as leituras principais. A celebração mesmo de batizado, foi feita na hora de homilia. Depois na ação de graças, entregámos duas rosas a Nossa Senhora de Fátima.  

É importante referir que toda a decoração da igreja foi feita com flores oferecidas. Ou seja, eu pedi a pessoas que sabia que tinha muita quantidade das flores que eu queria e elas ofereceram-mas. Os arranjos florais foram feitos com a ajuda de uma vizinha florista em que eu, a minha mãe e a minha sogra também contribuímos com mão de obra. Estivemos no sábado, antes das 8h00 da manhã até às 15h00 a compor a igreja, mas o resultado ficou espetacular.


A Igreja do Batizado


O espaço do batizado: Quinta do Roque


A madrinha do Valentim tem um restaurante muito conhecido na zona de Barcelos. Contudo, depois de falar com ela, percebemos que não tinha espaço para acolher o número de convidados que confirmaram presença. Foram 92 pessoas ao batizado do Valentim. Em conversa, ela aconselhou-nos a Quinta do Roque para realizarmos o batizado. Acessível em termos de preço, fica na zona de Barcelos e é muito bonita.  Tem 3 jardins simples, mas lindos ao mesmo tempo. Um maior, que é utilizado para servir os aperitivos, um com piscina, acabando por ser mais uma zona de lazer, e outro que normalmente usam para fazer cerimónias civis. A comida, algo muito importante para qualquer tipo de evento, MEU DEUS, todos os convidados adoraram. Servem aquele tipo de comida caseira, que nos lembra a comida da avó.   

Agendámos reunião com o responsável da quinta, que se chama Filipe, por sinal uma pessoa espectacular e extremamente acessível. Explicou-nos de fio a pavio como funciona todo o processo no decorrer do evento, os menus disponíveis, a animação disponível, decoração, tudo! Passado poucos dias fomos assinar contrato. Foi sem dúvida a melhor escolha que podíamos ter feito. Adorámos tanto que quando casarmos vamos fazer lá o copo de água.

Para animação, contratámos o Dj da Quinta do Roque, que fez um serviço muito bom e os convidados também adoraram!

Digo-vos que esta talvez seja a quinta mais acessível da zona de Barcelos em termos de qualidade/preço. Há serviços mais caros 20€/ pessoa a fazer exactamente o mesmo trabalho, ou talvez menos. Nós ainda vimos algumas, mas esta encheu-nos o coração.

Deixo-vos aqui algumas imagens dos espaços da quinta e da comida que foi servida, para que se possam deliciar um pouco.


Pratos servidos nos aperitivos, num dos  jardins exteriores. 

Como fazer um batizado sem gastar muito
Pratos servidos nos aperitivos, num dos  jardins exteriores. 


Como fazer um batizado sem gastar muito
Pratos servidos nos aperitivos, num dos  jardins exteriores. 

Como fazer um batizado sem gastar muito
Pratos servidos nos aperitivos, num dos  jardins exteriores. 

O Fotógrafo do batizado


Se me seguem no instagram, com certeza já repararam que partilho muitas fotos que foram tiradas pelo Filipe Sousa Fotography. Também já devem ter reparado que as fotos ficam simplesmente espectaculares. Nós conhecemos o trabalho deles no casamento de uma vizinha, isto em 2015 se não estou em erro. Quando vimos o trabalho deles, eu e o André dissemos de imediato um para o outro, que quando fosse o nosso casamento, tinham que ser eles a fazer a parte fotográfica. 
Não foi o casamento, foi o batizado. Para nós, eles são os melhores profissionais em termos de fotografia. Para além de excelentes profissionais, são excelentes pessoas, humildes, e muito acessíveis. Acolhem os nossos pedidos de uma forma espectacular, e confesso que sou uma cliente que pede bastante deles, mas o resultado final fica incrível. 
Desde que o Valentim nasceu temos feito sessões todos os natais, fizemos no primeiro aniversário a sessão do “Smash Cake” e agora, no terceiro aniversário fizemos uma pequena sessão também. Não podiam ser outros fotógrafos senão eles!

O Fotografo do batizado

O Fotografo do batizado

Garanto-vos que em termos de qualidade-preço o Filipe Sousa Fotography não vos deixam ficar mal!

Então,  estas foram as principais escolhas do batizado do Valentim. Deixei-vos um resumo do que escolhemos e as razões porque escolhemos todos estes profissionais. Todas as escolhas foram feitas com base no orçamento que tínhamos. No próximo post sobre este tema vou partilhar convosco a escolha dos essenciais do batizado e como podem poupar algum dinheiro na elaboração dos mesmos. 

Gostaram deste post? Partilhem com os amigos e família :)