junho 28, 2020

Crédito habitação - o que precisas saber





 Trabalhei no ramo imobiliário cerca de 4 anos. Durante esse período, aprendi muito sobre os processos de compra e venda de uma casa. No ano passado, tive ainda a experiência própria de compra de casa.

Desde a proposta até à escritura, “corre muita água”. Quem recorre a financiamento depende de uma aprovação bancária, e para isso é preciso ter algumas coisas em consideração.

Assim, vou dar-vos toda a informação que precisam saber sobre crédito habitação.

 


O que é um crédito habitação?


Um crédito habitação, nada mais é que um empréstimo que o banco nos dá para compra de um imóvel. Claro, que este tem que ser para habitação. Este crédito está sujeito a uma taxa de juro bastante mais baixa que um crédito ao consumo com a possibilidade de estender até 40 anos. Contudo, este só pode durar no máximo, até aos 75 anos dos contratantes (no caso de  um casal, considera-se a idade do mais velho).

 


Fases do Crédito habitação:


 Envio de documentação

Para aprovação deste crédito, é necessário reunir alguma documentação.  É importante entregá-la toda junta e não aos poucos. Se formos organizados o nosso processo pode demorar muito menos tempo. 
A documentação que precisam reunir é:
- Recibos de Vencimento dos últimos 3 meses;
- Dados do Cartão de cidadão;
- Declarações de efetividade, ou vinculo contratual;
- Modelo 2 de IRS + Nota de liquidação do ano anterior;
- Extratos bancários dos últimos 3 meses (Caso estejam a contrair crédito em banco que ainda não são clientes)






Pré – Aprovação do Crédito

A aprovação de um crédito habitação é dividida em duas fazes.
 Primeira, a análise da documentação, para perceber se o proponente tem capacidade financeira para adquirir e posteriormente pagar, aquele crédito em questão.
Segunda, avaliação do imóvel. Podemos fazer a avaliação do imóvel antes da análise da documentação, contudo, tenham em atenção que esta tem um custo de aproximadamente 300€. Caso não tenham viabilidade positiva na primeira fase, este valor não vos é devolvido.

Avaliação do imóvel

Nesta fase, já vão ter que fornecer alguma documentação do imóvel á instituição bancária. Estes baseiam-se na caderneta predial do imóvel e plantas do mesmo. Esta avaliação é feita, para que o banco avalie se o valor de compra é justo. Tendo em conta que os bancos apenas financiam 90% do valor da avaliação, aqui percebem realmente qual o valor final que a instituição bancária vos disponibilizará. 

Marcação de Escritura

Esta é a última fase do processo. Se chegaram até aqui, parabéns, vão ter uma nova casa. A escritura pode ser feita em Notário, Advogado, Solicitador ou Conservatória do Registo Predial. Normalmente é a instituição bancária que toma a decisão de onde se vai realizar a mesma.
 Tem que acrescentar os seguintes documentos à documentação anterior:
- Licença de Utilização do Imóvel;
- Certificado energético
- Chave da certidão permanente do imóvel;
Na hora da escritura, irá um representante da instituição bancária que concede o crédito, entregar um cheque bancário ao vendedor. Após esta data, começa a contar o pagamento do referido empréstimo.



NOTAS:

  • ·         Logo que pensem contrair um crédito habitação, entreguem logo toda a documentação organizada; 

  •      Tenham em atenção que não tenham nenhum incumprimento registado no Banco de Portugal. Caso tenham um registo, resolvam primeiro este, e só depois consultem os bancos para aquisição de crédito habitação.


  • ·         Como referi acima, os bancos não financiam a 100%. Tem que ter sempre no mínimo 10% do valor de aquisição em capitais próprios. 


  • ·         Para além do valor de compra, acresce os impostos de aquisição IMT e IS. IMT ( Imposto Municipal sobre Transações Onerosas), este são isentos se comprarem um imóvel de valor igual ou inferior a 92 407€. Podem utilizar este simulador para ver o valor a pagar deste imposto. IS (Imposto de selo) , aplica-se uma taxa de 0.8% sob o valor de aquisição.


  • ·         Acresce ainda o valor pago ao profissional que faz a escritura. Esta pode rondar os 800€. ( É feita uma escritura de compra e uma de hipoteca a favor do banco)


  • ·         Este processo demora entre 2 a 3 meses, portanto não desesperem.


Como referi antes, trabalhei algum tempo no ramo imobiliário, daí saber estas questões técnicas. Espero poder ter esclarecido algumas dúvidas em torno deste tema.

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