julho 14, 2017

AS FRUSTRAÇÕES DO PÓS-PARTO

Após a aventura da gravidez, segue-se a aventura do pós-parto. Sim, disse bem, a aventura do pós-parto. É tudo uma novidade e claro, não nos podemos esquecer de todas as alterações que sofremos durante nove meses.
Ver o nosso corpo mudar radicalmente, acaba por abalar a nossa auto-estima, por muito que não queiramos. Embora saibamos que é por um bem maior, os pensamentos acabam sempre por surgir. São inevitáveis. Os quilos a mais fazem-se sentir, e a roupa deixa de servir. O espelho passa a ser o maior inimigo. Com uma silhueta completamente alterada ficamos sem conhecer o nosso próprio corpo. Não bastando as nossas frustrações conjuntas, ainda ouvimos comentários do género "Estás tão gorda!". Enfim, enumeras criticas desfasadas. Só nos resta ignorar.

Quanto a mim, confesso que o pior não foram os quilos a mais. É óbvio que me preocupo com essa situação, e sei que tenho uma longa batalha pela frente, até conseguir chegar ao peso ideal.. Mas sei que, enquanto estiver a amamentar, não posso entrar em loucuras, e terei que fazer as coisas de forma vigiada. O pior para mim, foram as estrias que ganhei durante a gravidez. Isso sim, realmente me incomoda. De uma barriga lisa, passei a uma barriga cheia de rasgos. Embora tenha feito tudo o que me disseram, desde passar creme gordo e óleo de amêndoas doces, de nada resultou. E não, não me esqueci de beber muita água para manter o corpo hidratado. Mesmo com mil e um cuidados, as malditas apareceram. Agora só me resta tentar aplicar um creme para ajudar a cicatrizá-las. Sei que nunca mais volto a ter a barriga que tinha, mas se conseguir atenua-las, ótimo! Depois não me esquecerei de vos dar o feedback do tratamento que fizer para este efeito. 

Não é fácil, para nós mulheres, lidar com tanta mudança. É uma adaptação que tem que ser feita, mas ao mesmo tempo,  tão repentina que quando damos conta estamos completamente perdidas. O que vale é que ao fim de um mês, tudo se tona mais fácil. Já nos conseguimos adaptar às novas rotinas, e já conseguimos pensar mais em nós. Mas o essencial é não nos deixar-mos afetar pelas criticas alheias. Temos apenas que nos focar em nós, e nos nossos filhos, esses sim precisam da nossa atenção. Ah, e não podemos esquecer os nossos companheiros, porque eles também merecem cada segundo que gastamos com eles.  O resto, deita-se para traz das costas. 

Espero com este post mostrar que não nos devemos deixar afetar pelo mundo que nos rodeia. Devemos sim pensar em nós, amarmo-nos e amar aqueles que merecem. É para isso que cá estamos. 

Quanto a vocês, já passaram por alguma situação semelhante? Como lidaram com ela?

Beijinhos