julho 10, 2017

VAMOS LÁ FALAR SOBRE O PARTO


PARTO


O parto para muitas mulheres pode ser um momento assustador, para outras, nem por isso. 
Enquanto andamos grávidas, não faltam pessoas a contar as suas experiências. "O meu parto correu muito bem, estive  6 horas em trabalho de parto", ou então " Estive 40 horas em trabalho de parto, e depois tive que fazer cesariana" e por ai fora. Eu não vou dizer que é mau as pessoas partilharem as suas experiências, pois assim podemos preparar-nos para tudo. No entanto muitas vezes entramos em stress pois começam a passar mil e uma coisas na nossa cabeça, e inevitavelmente o medo começa a aparecer. O importante é cada grávida se lembrar que, cada mulher é uma mulher e cada parto é um parto. Não vale a pena sofrer por antecipação, porque na hora, todos os pensamentos desaparecem. 

Eu fui a uma consulta no dia 30 de Maio, estava eu com 39 semanas e 1 dia. Já tinha 4cm de dilatação. Estava tudo num bom caminho, no entanto faltavam-me as contrações. Quem me segue no Instagram, pode ver que nesta altura eu já "rebentava pelas costuras". Estava muito inchada, o calor começava a apertar e o desconforto começava a ser muito. Mas, lá vim eu embora da consulta, com data marcada para me provocarem o parto. Pensava eu que iria esperar mais uma semana para conhecer o meu príncipe, mas ele decidiu fazer-me uma surpresa. Estava eu e o André na cama, a ver "Hawai Five-0", quando me começam a dar algumas contrações. Começaram às 00:30h, contrações estas com 30 minutos de intervalo entre elas. Acabamos de ver o episódio, quando o André me mostra um video de um recém-nascido prematuro. Isto por volta da 01:30h da manhã. De repente, sinto uma contração mais forte que as anteriores, assim como senti um sensação de balão a rebentar, mas não associei nada. Quando me deparo, foi a bolsa de água que rebentou. Foi um momento espetacular, em que eu não sabia se haveria de chorar de alegria, ou chorar com medo. Eu acho que consegui chorar e rir ao mesmo tempo, foi um misto de emoções muito grande.  Saio de casa por volta das 02:00h da manhã em direção ao Hospital de Braga. 

Dei entrada no hospital eram 02:30h da manhã, e de imediato fui vista pela obstetra de serviço, que me disse que já estava em trabalho de parto eminente. Fui logo mandada para a sala de partos onde me derama epidural. Mal me rebentou a bolsa, as contrações começaram a ser muito fortes e muito seguidas, e desta forma logo que me perguntaram se queria levar epidural, eu aceitei. Não me arrependo nada, pois confesso que as dores eram insuportáveis. Mas, as coisas nessa parte não correram assim tão bem, pois a epidural pegou apenas do lado esquerdo, ou seja, eu sentia todas as dores do lado direito, o que não eram nada agradáveis. Levei 2ª dose, e aì sim, lá se foram as dores por completo.  Com tudo isto  já seriam umas 04:30h da manhã, e depois lembro-me que adormeci. Acordei, já seriam 08:00h da manhã (não sei precisar os minutos), e já sentia o bebé a empurrar. Foi quando me disseram para ir puxando quando isso acontecesse, e assim fiz. Às 09h da manhã, entra a equipa de médicos e enfermeiros, e estava na hora do Valentim sair do quentinho. Entre puxar e descansar, passado pouco tempo já ouvi o meu pequeno a chorar. Foi uma sensação única, sem explicação! Quanto à equipa do hospital, não tenho nada a dizer, tenho apenas que agradecer. Desde a sala de partos ao internamento, foram todos cinco estrelas!

Como podem ver, eu tive uma ótima experiência! Se senti dores, senti, no entanto tudo passa, se me assustei com histórias alheias, muito. Mas, o AMOR que sentimos pelos nossos filhos, apaga todas as dores que possam existir. 
Não sofram por antecipação, o que tiver que ser, será. Vivam estes momentos únicos da melhor maneira, pois mesmo que tenham 10 filhos, cada gravidez é diferente e cada parto é único. Depende de nós tornar este momento especial!

Gostaram que tivesse partilhado a minha experiência? E as mamãs que estão por ai, como foram os vossos partos?


Beijinhoooos

Marina