dezembro 23, 2018

PERDA DE PESO PÓS-PARTO



Nunca fui elegante, e infelizmente sempre sofri muito com isso. Já falei um pouco sobre este assunto aqui e aqui.  No entanto quando engravidei do Valentim, já estava com 10 kg acima do que seria indicado para mim. Estava inclusive na altura a tentar perder peso. Com a gravidez, em vez de perder, aumentei. E no total, no fim da gravidez, tinha 20kg a mais do que no inicio. Isso dava um total de 30kg a mais do que o era o meu peso ideal. Óbvio que me sentia muito triste com a situação, e ver-me ao espelho era uma coisa impensável, porque apesar de saber que a culpa do excesso de peso era minha, não conseguia aceitar. Sabia que se tivesse tido outro tipo de cuidado com a alimentação durante a gravidez, poderia ter engordado, mas não tanto. 
Depois do primeiro mês de pós parto perdi 11kg, mas ainda ficaram lá 20kg.

Sempre fui uma pessoa extremamente sedentária, que adora comer tudo que é doce. E para mim resistir a uma doçaria era algo impensável. Até ter que o fazer mesmo. Em Janeiro deste ano, percebi que não podia continuar assim, e resolvi dar um BASTA em mim mesma. Cheguei à conclusão que quando não gostamos de nós mesmos, é muito difícil lidar com os outros e inclusive, dar amor aos outros. Como vamos dar a amor a alguém se o nosso eu não se ama? E sim eu amo o meu filho mais do que tudo, mas acreditem que comecei a olhar para ele de uma maneira completamente diferente, quando ME comecei a olhar de uma maneira diferente. Se a nossa relação era boa, ficou ainda melhor.

Comecei a ser acompanhada por uma nutricionista, que na altura me alertou que estava no primeiro grau de obesidade. Sabem quando vos caí tudo ao chão? Pois, nesse dia tive essa mesma sensação. Porque sabia que estava acima do peso, mas nem sequer sonhava que era tanto. Ela foi muito querida da forma como o disse, e agradeço de coração por tê-lo feito. Chamou-me à razão. Passou-me um plano nutricional, em que tentei cumprir ao máximo. Não vou mentir, não cumpri sempre à risca, pois se me apetecesse comer algo fora do plano, comia. Mas tentava fazê-lo apenas uma vez por semana. E acreditem que com este reeducação alimentar, comecei a sentir mais energia. O inchaço diminuiu drasticamente, e comecei até a andar mais bem disposta. Incrível como a alimentação pode mudar o nosso estado de espírito não é?

Depois do acompanhamento nutricional, vamos à parte do exercício físico. Custou-me muito, mas muito mesmo começar a fazer exercício físico. Eu não fazia nada. Passei a fazer ginásio e corrida de rua. Começar a correr foi qualquer coisa que eu achava impossível, e no dia em que consegui correr 4km, sem pausas, foi uma vitória. Uma auto-superação surpreendente.

Foi desta forma que consegui perder 12kg. Não é muito, mas já é alguma coisa. No entanto ainda me faltam 12kg para chegar ao peso que eu quero, que são os 58kg. Sei que tenho ainda uma grande luta pela frente, e que não vai ser de todo algo fácil. Mas sei que com determinação, foco e empenho vou conseguir. Não me interessa que seja de um dia para o outro, nem me interessa perder 12kg num mês. Interessa-me sim perder 12kg, para não os tornar a ganhar. 

Enfim, foi assim que consegui superar-me, e consegui perder algum peso depois da gravidez. Não foi fácil, mas foi possível.