março 19, 2020

Carta ao pai do meu filho





Uma carta ao pai do meu filho.

Este é o teu  terceiro dia do pai.  Mas por ser o terceiro não será nunca menos especial que o primeiro. São emoções que não planeamos mas que se tornaram nas emoções mais especiais. Estás a tornar-te um pai maravilhoso. O pai que sempre sonhei dar um dia aos meus filhos. Ambos sabemos que quando decidimos avançar com a gravidez, não sabíamos o que nos esperava. Mas também sabemos que o Valentim nos tem ensinado mais que alguma Universidade, algum dia nos ensinou. Deu-nos um sentido de responsabilidade que não tem medida. Temos a vida de uma criança nas nossas mãos e que depende de nós para tudo. Não há responsabilidade maior que ser pai. E tu, à tua maneira, demonstras que o Valentim tem muita sorte no pai que tem.

Ser pai não é só dar o nome. Ser pai é estar presente. É brincar. É dar educação. É ensinar. É aprender e repreender quando necessário. Ser pai é o maior desafio que a vida te deu, mais cedo de que esperavas é certo, mas que estás a cumprir tão bem o teu papel. 

Para além de pai estás a ser um ótimo companheiro. Que me repreende quando é preciso, mas também me apoia nos piores momentos. Que me dás a mão quando estou mal, e que sorri comigo quando sorrio. E que acima de tudo, me apoia nas minhas maluqueiras. 

Esperam-nos muitos anos de vida juntos, e objetivos a cumprir. Mas sei que de mãos dadas vamos chegar onde sempre quisemos, e vamos alcançar todos os objetivos a que nos propusemos. 
Sei que juntos, vamos enfrentar todos os desafios que vierem. E o Valentim, vai crescer numa casa parva, mas feliz, com educação e valores, que ambos estamos dispostos a ensinar-lhe. 

Feliz dia do Pai.