março 11, 2020

Estou a usar copo menstrual e gosto









Ora este é  o primeiro post em que venho falar de um assunto mais feminista. Então é assim, há cerca de dois anos, tinha uma colega de trabalho que me falou que usava o copo menstrual. Confesso que ao primeiro torci o nariz com a ideia de usar um copo menstrual, a ideia fazia-me muita confusão. Por outro lado também a achei interessante. Foi então que comecei a pesquisar sobre este assunto.

Posso dizer-vos que todas as opiniões que li eram positvas. Passei ao passo dois, que foi fazer as contas ao dinheiro que poderia vir a poupar, pelo facto de não ter que usar pensos e tampões descartáveis. Já para não falar que este método é mil vezes mais ecológico que opções descaráveis. Ao fim de três meses lá acabei por comprar para experimentar. Adivinhem lá, nunca mais deixei de o usar.

Ao comprar temos que ter em atenção o tamanho. Existem dois tamanhos, o meu é o maior pelo facto de já ter passado por  um parto normal em que vos conto toda a experiência aqui. . Caso contrário mulheres que não tenham passado parto normal e tenham menos de 30 anos, é aconselhado o uso do mais pequeno.

Passando para a parte da colocação, temos que dobra-lo para colocar. Nos manuais que vem com o copo, tem todas as instruções tanto para colocar como para tirar.  Não doí nem a colocar nem a andar com ele nem a tirar. Passam um dia inteiro que nem se lembram que estão menstruadas. Admito que ao primeiro me fazia um pouco de confusão tirá-lo. Contudo comecei a mudar estes pensamentos e a olhar para ele com outros olhos, afinal não há que ter nojo de nós próprias. Contudo aconselho a que o retirem no banho para que não cause tanta impressão, e seja mais higiénico também, claro. Sempre que o tiram lavam bem com agua quente para voltar a colocar. Tanto no inicio como no final do ciclo menstrual é aconselhado esterilizá-lo. Para isso basta colocá-lo a ferver em agua uns 5 minutos e está impecável.


Quanto à durabilidade, estudos comprovam que os copos menstruais tem uma durabilidade prevista de 10 anos. Portanto, comecem já a fazer conta ao dinheiro que gastam por mês em tampões e pensos e multipliquem por 10 anos. Um copo menstrual custa aproximadamente 20€. Façam contas.

Concluindo, estou a usar copo menstrual e aconselho vivamente.  Não tenho nenhuma marca em particular, basta ir a uma farmácia ou para-farmácia e pedir. O Sangue que vemos é algo natural e faz parte de nós "mulheres", portanto cabe-nos a nós mudar também os tabus da sociedade perante a menstruação.

E vocês, já usaram? Gostam?
Contem-me tudo!