abril 30, 2020

3 dicas para ajudar as crianças a ganhar uma rotina de sono

 

Quando o Valentim nasceu eu tive  imensa sorte, porque   ele dormia a noite toda. Tinha até que o acordar para comer,durante a noite, para cumprir o horário da amamentação, que me fora aconselhado, caso contrário ele não comia de noite. E assim foi durante uns 3 meses. Acordava-o de noite apenas para  comer, deitava-o e dormíamos novamente os dois. Ele podia até demorar mais um pouco para adormecer, mas quando adormecia não havia menino para ninguém.

Isto foi tudo muito bonito até ele começar a crescer. Chegou a uma certa idade que começou a  bater com a cabeça na caminha. (Isto porque ele até a dormir está sempre a mexer-se).  Ora quem me conhece sabe que eu morava com os meus sogros e inevitavelmente ele teve que dormir no nosso quarto até fazer quase dois anos e meio. Chegou a um ponto que não era fácil adormecê-lo e durante a noite ele chorava. Havia noites tão complicadas que chegava a estar uma hora e meia a tentar adormecê-lo e nada. Dava-lhe leite, mesmo depois dele comer, mas apenas para o aconchegar, e nada. Passado algumas horas,  lá adormecia ele, e eu. Mas era uma luta. 

Quando compramos o apartamento, podem ver neste post toda a minha experiência na compra do meu apartamento, uma das nossas motivações era o facto de ele ter o espaço dele.  Não que não gostasse de o ter a dormir comigo, mas ele está a crescer, e precisa começar a ganhar a sua independência. Sem duvida que foi das melhores decisões que tomamos.

Hoje, já consegui criar uma rotina para ele adormecer quase sempre à mesma hora. Para além de  conseguir que o Valentim durma melhor, consigo ainda ter mais tempo com o André. Na minha opinião é fundamental, para a "saúde" de uma relação,  um casal mesmo com filhos, ter seu tempo em privado.

A partir do momento que o Valentim ganhou uma rotina de sono, também começou a dormir melhor. O facto de ter uma cama grande só para ele, para mim é uma das principais ajudas para o ajudar a ganhar uma rotina de sono. Pois "escangalhado" como ele é, assim tem espaço suficiente para se atravessar na cama. Contudo, deixo-vos aqui três dicas que resultaram comigo, para conseguir uma rotina de sono para o Valentim. 

3 Dicas para ajudar as crianças a ganhar uma rotina de sono


1 - Dar banho à noite

Depois do trabalho vou buscar o Valentim à Bisa-Avó sempre por volta das 19h15. Depois disso vou para casa após orientar o jantar, dou banho ao Valentim. Durante a semana para ser mais rápido, toma um duche no chuveiro, ao fim-de-semana acabo por deixá-lo brincar maus um pouco na banheira com água. Quando ele sai do banho, tenho todos os cuidados do pós banho que a pele dele requer, podem ver quais são neste post aqui..  Ao Valentim o  banho à noite relaxa-o. Tenham em atenção que há bebés que após o banho ficam mais acordados. Tentem sempre adaptar as rotinas aos vossos filhos.  

2- Jantar sempre à mesma hora 

Depois do Valentim sair do banho e ter todos os cuidados com ele acima referidos, visto-lhe o pijama. Seco-lhe o cabelo e depois sento-o na cadeirinha dele  e dou-lhe logo a sopa.  Após a sopa ele vai brincar um pouco enquanto eu termino o jantar. Janta connosco e vai brincar mais algum tempo enquanto arrumá-mos a cozinha. Após arrumar a cozinha vamos brincar algum tempo com ele. Acho muito importante esta brincadeira com ele, porque para além de lhe queimar alguma energia é sempre mais um laço que criamos com ele e mais uma memória que fica na cabeça dele e na nossa.


3 - Dar algo aconchegante

O Valentim tem duas coisas que o aconchegam. O leite e a "naninha". Quando o Valentim vai dormir dou-lhe sempre a "naninha", que é uma fralda, e leite, pois é uma coisa que o aconchega desde pequeno. Ele já o toma na cama. Deito-me com ele e enquanto ele vai tomando o leite, eu vou fazendo uns uns "miminhos" na cabeça, que ele adora e acaba por adormecer. Por vezes demora 10 minutos, outras vezes meia-hora, depende de como ele estiver naquele dia. Tenho a certeza que todas as crianças tem aquele objeto com que gostam de dormir. É uma questão de o sabermos usar também a nosso favor.


Estas dicas não resultam com todos os bebés. Mesmo com o Valentim só começaram a resultar desde que nos mudamos para a nossa casa atual. Creio que o facto de ter um quarto só para ele ajudo muito nesta luta. Daí os especialistas dizerem que os bebés quanto mais cedo tiverem o espaço deles, mais cedo se tornam independentes. Concordo!

 O Valentim tem quase 3 anos, e só agora ganhou uma rotina de sono. Por têm que ter  muita paciência, e perceber o que funciona ou não com os vossos bebés. Com o tempo vão ajudá-los a entender quando chega a hora de dormir. Eles próprios vão-se tornar mais autónomos e começam a pedir para se ir deitar. 


Gostas-te deste artigo? Partilha-o com familiares ou amigos 🙂.