abril 26, 2020

Compramos uma casa




J
á se passaram 6 meses desde que me mudei para o meu apartamento. Ainda não consigo acreditar, que temos a NOSSA casa.

Quem conhece a minha história, sabe que engravidei sem planear. Conto-vos toda a história em volta da minha gravidez, neste post. O André ainda estudava , e eu de certa forma estava desempregada. Tivemos que ir morar para casa dos meus sogros. 


Começar a vida de “casal” desta forma não foi de todo o que idealizamos, mas foi o que teve que acontecer. Não tenho queixa nenhuma dos meus sogros, pelo contrário, agradeço-lhes muito tudo o que fizeram por nós. Contudo como diz o velho ditado, quem casa, quer casa ( não casamos, mas vai dar ao mesmo).  

Ao primeiro íamos optar por fazer obras, na parte de baixo da casa dos meus sogros. E mediante o projeto que tínhamos, ia ficar uma casa espetacular. Contudo após recolher orçamentos, chegamos à conclusão que ficava muito caro. Não tínhamos o valor todo que necessitamos para as obras, e teríamos que recorrer a um crédito pessoal para a maior parte do orçamento. Ficávamos a pagar uma prestação ao banco muito alta, e acabamos por desistir da ideia.  

Este assunto ficou em stand by até ao batizado do Valentim. Um mês depois do batizado, do nada começamos a ver apartamentos no OLX, e vimos um que até nos agradou. Ficava completamente mobilado e equipado. Quando liguei para o contacto que estava lá, já estava reservado. Na mesma conversa, o consultor imobiliário com quem falei, sugeriu-nos um outro apartamento. E sem compromisso, acabamos por vê-lo. Foi amor à primeira vista!

Um apartamento novo, com uma vista espetacular. Tínhamos a hipótese de escolher alguns acabamentos. Não pensamos muito e decidimos que queríamos aquele apartamento para nós. 

Um dos muitos benefícios de ter morado com os meus sogros, foi o facto de conseguir juntar algum dinheiro para dar de entrada no apartamento. Para quem não sabe, quando se compra um imóvel, um dos requisitos para o poder reservar, é dar uma entrada no valor de 10% sob o da venda do mesmo (pode variar consoante a imobiliária que está a vender o imóvel). Assim sendo, já no final de Julho assinamos oficialmente o contrato de promessa de compra e venda.

Passados cerca de 2 meses, estávamos a fazer escritura. Era oficialmente NOSSO. 
Não vos vou dizer que comprar casa, é a coisa mais fácil do mundo. Não é! O processo de crédito habitação tem que se lhe diga. É necessária muita documentação e demora sempre o seu tempo. Até termos as resposta final, é doloroso. Durante este tempo de espera, fomos escolhendo a mobília, os electrodomésticos. Uma aventura em pêras!

Posso dizer-vos que não tinha um garfo sequer para a casa, portanto tivemos que comprar TUDO. 
Agora aos poucos as coisas vão ganhando vida e vamos dando atenção aos pormenores. Mas posso dizer-vos que termos a nossa própria casa é das melhores conquistas da vida. Faz-nos crescer, faz-nos ganhar responsabilidade. E é NOSSA!

Assim sendo, foi criado uma nova etiqueta no blog com o nome "Casa". Vai haver muito conteúdo novo por aqui, desde a parte burocrática à decoração. 


Deixo-vos algumas fotografias do nosso cantinho. 


 O nosso quarto. Simples mas na minha opinião bastante elegante.


Quarto do Valentim. Optamos por decorá-lo com brinquedos nesta primeira fase. 


Esta é a vista maravilhosa da nossa casa. Conforme dito acima, foi amor à primeira vista.




Perguntem-me tudo - O que gostavam de saber sobre a nossa casa?