abril 05, 2020

3 Dicas para lidar com pele atópica


Cremes hidratantes que eu uso na pele do Valentim

O Valentim nasceu com pele atópica. Não sei porquê mas parece que está na moda os bebés nascerem com esta sensibilidade na pele. Quando preparei o enxoval do Valentim, fiz questão de comprar a mala da Mustela com o gel de banho e creme de corpo. Sempre adorei o cheirinho da Mustela e queria mesmo poder ter o meu bebé com este aroma. Para muita pena minha, o Valentim nunca se deu com estes cremes. 


 Eu sentia que a pele do Valentim não ficava hidratada como eu queria, mas nunca associei que pudesse ser falta de hidratação. Até que, o Valentim ganhou eczema. Mal esta irritação apareceu, eu optei levá-lo a um dermatologista. Foi aí que descobri que o Valentim tinha pele atópica e de imediato tinha que cortar aos cremes que tivessem perfume, tendo que ser ainda extremamente Hidratantes. 

Após esse dia o Valentim passou a utilizar uma gama da Uriage, para pele atópica, tanto para o banho como para o corpo. Para o banho foi-lhe receitado o Óleo Emoliente, este óleo limpa e não irrita a pele. Para além disso ainda hidrata e suaviza. Tem ainda a faculdade de manter as defesas naturais da pele. 

Para o corpo foi-lhe receitado o  Creme emoliente da mesma gama, que ajudou a hidratar e a acalmar a irritação que o Valentim tinha na pele. Desde esse dia passei a aplicar estes cremes todos os dias na pele dele. Notei uma diferença imediata na pele dele.

Para o rosto já lhe foi aconselhado o creme da ISDIN Nutratopic Pro AMP, é um creme que ajuda a hidratar, regenerar e ainda proteje a pele. As irritações que lhe apareciam na cara, principalmente na zona da bochecha,  também disseram adeus e desde aí nunca mais apareceram. Também aplico este creme no Valentim todos os dias de manhã e à noite. 

Como protetor solar aplico um da Avene que é um leite mineral com FPS50+. Aplico todos os dias de manhã, seja verão ou inverno, pois como sabemos os raios UV estão presentes em todas as estações do ano.


Cremes hidratantes que uso na pele do Valentim

Para além dos cremes que uso no Valentim, partilho convosco 3 dicas para lidar com a pele atópica


1 - Nunca dar banho com água muito quente


Mesmo que os nossos filhos gostem de tomar banho em água bem quente, não podemos deixar. Este deve ser de curta duração e não podemos colocar nenhum tipo de produto que faça espuma. Os produtos que fazem espuma no banho contem ingredientes que irritam a pele dos nossos bebés. Também não é aconselhado dar banho com esponjas ou luvas de banho,  mais uma vez estes acessórios podem ajudar a  irritar ainda mais  a pele dos nossos pequenos. 

2- Nao limpar o corpo esfregando a toalha


Depois de tirar o Valentim do banho limpo-o com uma toalha bastante macia. Limpo-o com cuidado e sem esfregar a toalha na pele. Limpo com leves batidas no corpo e a pele fica bem seca e sem irritações. Ter ainda muita atenção a limpar debaixo do pescoço. Este é um sitio que facilmente acumula humidade podendo provocar eczema. 

3 - Ter cuidado nas roupas que escolhemos


Principalmente nas peças mais chegadas à pele, tenho sempre em atenção que sejam compostas maioritariamente de algodão.  Para além disso tento sempre que não sejam roupas muito justas pois quando mais justas estiverem mais irritam a pele. 

Estas são as 3 dicas que acho fundamentais para lidar com a pele atópica. Sei que resultam, pois como referi antes, são estes os cuidados que tenho com o Valentim diariamente. Relembro que caso desconfiem que os vossos filhos sofrem esta sensibilidade na pele,  devem aconselhar-se com um dermatologista, pois o que funciona com o Valentim, pode não funcionar com os vossos bebés.

 Porem, para aquelas mães cujo os filhos não tem pele atópica, mas que querem ver a pele deles bem hidratada, deixo aqui os links onde podem encontrar cada um dos produtos que referi acima. 


Estes são os cremes que atualmente uso no Valentim.



Achas-te este post interessante? Partilha com aquela mãe que precisa de dicas para lidar com a pele atópica dos seus bebés.